Dionéia
Tamanho: As plantas são pequenas, possuem em média 8 cm de diâmetro.
A dionéia é uma planta herbácea carnívora nativa dos pântanos do sudeste dos Estados Unidos, nos estados da Carolina do Norte e do Sul. Ela é uma das pouquíssimas espécies de plantas capazes de realizar movimentos, juntamente com a drosera e a dormideira. É uma planta bem pequena, com no máximo 10 cm de altura e cerca de 4 a 8 folhas dispostas em roseta. Suas folhas são muito particulares, compostas de pecíolo e uma armadilha, divida em dois lóbulos, como uma mandíbula com 15 a 20 longos “dentes” nas bordas. O pecíolo é achatado, verde e além de sustentar a mandíbula tem função fotossíntética.
A superfície interna da armadilha, apresenta coloração vermelha e secreta néctar para atrair os insetos, nela também há importantes pêlos sensitivos. Estes pêlos tem a função de detectar a presença do inseto para que em uma fração de segundos a armadilha se feche e o inseto prisioneiro possa ser digerido lentamente. Pelo menos dois pêlos sensitivos devem ser acionados sucessivamente em um curto espaço de tempo para que a armadilha funcione. Este mecanismo evita que uma simples gota de chuva faça a armadilha se fechar em vão.
A digestão dura cerca de 10 dias. Este processo pode acontecer cerca de 3 vezes com cada armadilha e após este processo elas são substituídas por novas folhas. A floração ocorre na primavera e revela pequenas e delicadas flores pêntameras de cor branca que dão origem a sementes pretas e brilhantes, em forma de gota.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em substrato preparado a base de musgo esfagno, turfa e perlita, levemente ácido e mantido constantemente úmido. As dionéias não devem ser plantadas em terra e nem necessitam adubação, que pode facilmente intoxicá-las. Jamais alimente-as com pedacinhos de carne ou insetos mortos, deixe que ela mesmo consiga suas presas. Você pode ajudá-la colocando uma fruta próximo a planta, como uma banana ou maçã. Não se preocupe se ela não caçar nada, ela não depende da caça para viver.
No inverno as Dionéias entram em período de dormência e devem ser colocadas em local bem fresco (entre 4 a 12ºC), até mesmo em geladeira, desde que resguardadas de ressecamento. Ela sobrevive sem esse cuidado, mas terá sua longevidade comprometida. No início da primavera, coloque-as novamente no terrário ou sob o sol, neste período elas emitem as hastes florais. Evite a floração nas plantas jovens, cortando fora a haste floral antes que ela alcance 8 cm. A floração exige tanta energia que pode facilmente matar a planta.
Informações importantes:
Todas nossas plantas são enviadas sem vaso, o torrão de terra e as raízes são protegidas e umidecidas para evitar a desidratação da planta. Acondicionamos com todo cuidado e carinho.
Prefira sempre escolher o prazo menor para entrega
Todos nossos pedidos são enviados de segundas, terças e quartas-feiras. Todo pedido aprovado após as 10:00 da quarta-feira, será enviado na semana seguinte.
Caso queira conhecer o vegetal das plantas, entre em contato conosco.
Cultivamos todos os tipos de orquideas (Cattleya, Oncidium, Bulbophyllum, Catasetum, Maxillaria, Masdevallia, Phalaenopsis). Alem de plantas exoticas, mini orquídeas, micro orquídeas, cactos, suculentas, árvores e árvores frutíferas. Temos tudo para plantio, vasos de plástico, vasos de barro e vasos de parede, ganchos, etiquetas, estacas. Temos também terra, susbtratos, adubos e defensivos. NOSSO TELEFONE DE CONTATO É (19)997127492 - ESTAMOS SITUADOS À RODOVIA SP 147 KM 56,6 - JD PRIMAVERA - MOGI MIRIM / SP