Diversos clientes nos procuram cheios de dúvidas a respeito de adubos e fertilizantes. Pensando nisso, desenvolvemos este material, baseado em artigos de revistas e sites de renome, para explicar o essencial para manter as suas plantas lindas e saudáveis.
Fertilizante é qualquer material cuja função principal é fornecer elementos nutrientes às plantas. Fertilização é a ação de fornecer fertilizantes. Os nutrientes são absorvidos pela raiz em estado iônico (fertilidade de base) e, em menor proporção, pelas folhas e caules (fertilização foliar).
Os Nutrientes das plantas são: Carbono (C), Oxigênio (O), Hidrogênio (H), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Cálcio (Ca), Potássio (K), Magnésio (Mg), Maganês (Mn) , Molibdênio (Mo), Cobre (Cu), Enxofre (S), Ferro (Fe) e Boro (B).
Iremos focar nos **macro nutrientes**, necessários em maiores quantidades: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Enxofre e Magnésio.
Orgânicos: São mais completos, têm menos possibilidades de queima, mas sua composição química é imprecisa, dificultando a dosagem. Matéria orgânica como farinha de osso ou torta de mamona deve ser decomposta em seus íons para ser absorvida pelas raízes.
Inorgânicos: Tendência da floricultura moderna. Possuem composição química precisa e alta precisão de dosagem, sendo o oposto dos orgânicos.
Sólidos: Incluem pós-solúveis, arredondados e de liberação lenta (como Osmocote, com revestimento de resina). A liberação dos nutrientes destes últimos é em função da temperatura.
Líquidos: São preferidos na fértil-irrigação por serem mais fáceis de solubilizar do que os sólidos.
O **Grau** é a porcentagem do peso do elemento no produto. Um fertilizante 20.20.20 é **balanceado** (mesmas quantidades de N, P e K).
Nitrogenados (Mais N): Utilizados para o crescimento e indicados para plantas jovens.
Fosforados (Mais P e K, Ex: 10.52.10): Usados para indução e desenvolvimento da floração, pois o fósforo fornece a energia necessária. (Como uma mulher que toma ferro na gravidez, mas o ferro não a engravida).
Em orquídeas, o ideal é usar **níveis baixos com alta frequência**, devido ao crescimento lento (6 a 8 anos para atingir a maturidade, diferentemente de plantas como soja, 70 a 120 dias).
Orquídeas podem não desenvolver ou morrer devido a:
Dose Indicativa: 0,5 a 1g de fertilizante por litro de água.
*Para fertilizantes orgânicos (farinha de osso, torta):* Uma colher de café a cada 2 ou 3 meses para potes de 12 a 14 cm.
*Para fertilizantes de liberação lenta (Osmocote, Magam P):* Um quarto de uma colher de café no início da estação de crescimento.
Com coleções mistas de gêneros, híbridos e diferentes mídias de cultivo, a aplicação rigorosa pode ser complexa. Recomendamos uma das seguintes opções para simplificar:
Encontre todos os adubos, fertilizantes e defensivos mencionados neste guia em nossa categoria completa!
Cultivamos todos os tipos de orquideas (Cattleya, Oncidium, Bulbophyllum, Catasetum, Maxillaria, Masdevallia, Phalaenopsis). Alem de plantas exoticas, mini orquídeas, micro orquídeas, cactos, suculentas, árvores e árvores frutíferas. Temos tudo para plantio, vasos de plástico, vasos de barro e vasos de parede, ganchos, etiquetas, estacas. Temos também terra, susbtratos, adubos e defensivos. NOSSO TELEFONE DE CONTATO É (19)997127492 - ESTAMOS SITUADOS À RODOVIA SP 147 KM 56,6 - JD PRIMAVERA - MOGI MIRIM / SP