;

Fertilizantes e Adubação

Diversos clientes nos procuram cheios de dúvidas a respeito de adubos e fertilizantes, pensando em vocês, desenvolvemos esse material, baseado em artigos de revistas e sites de renome, para explicar o que se precisa saber para manter as suas plantas lindas e saudáveis.
 

Tudo o que você precisa saber sobre adubos e fertilizantes

Fertilizante é qualquer material cuja função principal é fornecer elementos nutrientes às plantas. Fertilização é a ação de fornecer fertilizantes.

Os Nutrientes das plantas são: Carbono (C), Oxigênio (O), Hidrogênio (H), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Cálcio (Ca), Potássio (K), Magnésio (Mg), Maganês (Mn) , Molibdênio (Mo), Cobre (Cu), Enxofre (S), Ferro (Fe) e Boro (B).

Estes são absorvidos na solução disponível no substrato, ou seja, em estado iônico, pela raiz, isso se chama fertilidade de base e em menor proporção pelas folhas e caules, fertilização foliar.Carbono e oxigênio são obtidos do ar, como dióxido de carbono, por meio da fotossíntese. O hidrogênio e o oxigênio são retirados da água disponível no substrato, cada 100L absorvido, 1L é utilizado na fotossíntese.Iremos focar nossa atenção nos demais elementos, principalmente nos macro nutrientes, ou seja, aqueles que são necessários em maiores quantidades, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio.

Classificação de fertilizantes

Orgânico e Inorgânico

Os orgânicos são mais completos, têm menos possibilidades de queima (fenômeno osmótico), mas sua composição química é imprecisa, têm baixa precisão de dosagem, são mais baratos e não podem ser combinados com outros agroquímicos (fungicidas e bactericidas).Matéria orgânica: farinha de osso, torta de mamona, esterco de vaca ou galinha, devem ser decompostos em seus íons para serem absorvidos pelas raízes.Para os inorgânicos, podemos dizer o contrário. A  tendência da floricultura moderna é o uso de fertilizantes inorgânicos.

Os de estado físico podem ser:

Sólidos: pós-solúveis, arredondados e de liberação lenta. Os de liberação lenta possuem um revestimento de resina que funciona como uma membrana semipermeável. A liberação de nutrientes é em função da temperatura, portanto, em climas temperados, eles podem prejudicar mais do que ajudar as plantas.

Líquidos: são mais fáceis de solubilizar do que sólidos, razão pela qual são preferidos na fértil-irrigação

Porcentagem de Adubação

Grau: é a porcentagem do peso do elemento no produto. Ex. 20.20.20, significa que possui as mesmas quantidades de N, P e K, Nestes casos, falamos que esse é um fertilizante balanceado.Se tivesse mais quantidades de P e K do que N, estaríamos falando de um fertilizante de floração, Ex. 10.52.10. O grau deve ser levado em consideração.Em geral, os fertilizantes nitrogenados, ou seja, aqueles em que a quantidade de nitrogênio é maior do que os demais elementos, são utilizados para o crescimento de orquídeas, indicamos para plantas jovens.Em vez disso, os fosforados são usados ​​para plantas em desenvolvimento de floração. É importante notar que a floração é produzida pela indução da floração, e que o fertilizante da floração apenas contribui com nutrientes para ela, principalmente fósforo para permitir à planta a energia que isso implica. Poderíamos comparar com a gravidez de uma mulher, ela vai tomar ferro para maior produção de sangue, mas o ferro não a engravida.Os fertilizantes compostos podem conter S, Ca e Mg e também micronutrientes.Se um fertilizante tem escrito em seu rótulo: fertilizante  foliar 15.15.15, com micronutrientes, significa que deve ser aplicado na folhagem, e que contém quantidades iguais de N, P e K e que também fornece micronutrientes.

Quanto fertilizante?

Em geral, os fertilizantes em orquídeas devem ser usados ​​em níveis baixos e em muitas frequências, como acontece com os remédios homeopáticos, pois as orquídeas têm um crescimento muito mais lento do que o resto das plantas. Vamos pensar que uma planta de soja ou milho leva de 70 a 120 dias desde a semente até a floração, já uma orquídea de 6 a 8 anos.

As orquídeas podem não desenvolver ou morrer por:

  • Deficiência ou excesso de rega

  • Presença de pragas e doenças

  • Falta de luz

  • Excesso de fertilizante

Muito dificilmente devido à falta de nutrientes

Correndo o risco de generalizar demais, poderíamos dizer que uma dose indicativa é de 0,5 a 1g de fertilizante / litro de água.

Para medir um grama de fertilizantes, podemos fazer isso com uma cartela de aspirina, utilizando um dos espaços vazios. Quando consideramos os volumes para medi-los, basta uma seringa.No caso de fertilizantes orgânicos; farinha de osso, torta, etc. Indica-se por exemplo, para potes de 12 a 14 cm, uma colher de café a cada 2 ou 3 meses é adequada.

Para fertilizantes de liberação lenta: osmocote, Magam P, indica-se por exemplo, para um vaso de 12 a 14 cm, um quarto de uma colher de café, no início da estação de crescimento.

Fertilizantes foliares a cada 7 a 14 dias. Se não forem específicos para orquídeas, use metade das doses indicadas para flores ou vegetais.

Recomendação final

Orquidófilos amadores têm diferentes coleções mistas em suas coleções: gêneros, híbridos e até mídias de cultivo, por isso é muito difícil aplicar tudo isso. Eu recomendaria uma das seguintes opções.

Adubações foliares com micronutrientes, a cada 7 a 14 dias, na concentração de 0,5 a 1g / L de solução, ao longo do ano.

Água com solução 1g / L de fertilizante balanceado com micronutrientes.Pode combinar ambos, usando o foliar no período de inverno e irrigação no período de verão, por exemplo.

 

 

 

Sobre a loja

Cultivamos todos os tipos de orquideas (Cattleya, Oncidium, Bulbophyllum, Catasetum, Maxillaria, Masdevallia, Phalaenopsis). Alem de plantas exoticas, mini orquídeas, micro orquídeas, cactos, suculentas, árvores e árvores frutíferas. Temos tudo para plantio, vasos de plástico, vasos de barro e vasos de parede, ganchos, etiquetas, estacas. Temos também terra, susbtratos, adubos e defensivos. NOSSO TELEFONE DE CONTATO É (19)997127492 - ESTAMOS SITUADOS À RODOVIA SP 147 KM 56,6 - JD PRIMAVERA - MOGI MIRIM / SP

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos
  • 114146
  • Site Seguro
  • Google Safe Browsing

Orquidario Mogi Mirim LTDA-ME - CNPJ: 13.561.177/0001-09 © Todos os direitos reservados. 2021