As plantas carnívoras são fascinantes e, ao contrário do que muitos pensam, são relativamente fáceis de cuidar, desde que suas necessidades básicas sejam atendidas. Elas evoluíram para capturar insetos porque vivem em solos pobres em nutrientes. Para cultivá-las, o segredo está em recriar seu habitat natural.
Água: Mantenha o substrato sempre úmido. A forma mais fácil é colocar o vaso em um prato fundo com cerca de 2 cm de água.
Iluminação: Sol Pleno é Vital Todas as suas carnívoras (Droseras, Sarracenias e Dioneias) necessitam de muita luz. O ideal é sol pleno ou, no mínimo, 4 a 6 horas de sol direto por dia para que cresçam saudáveis e desenvolvam suas cores e mecanismos de caça.
Substrato: Pobreza é Riqueza O substrato deve ser ácido e pobre em nutrientes. Utilize uma mistura de Musgo Sphagnum puro, ou uma mistura de Sphagnum com perlita ou areia grossa de rio (lavada). Nunca use terra comum, húmus ou adubos.
Droseras (Orvalheira): São conhecidas por suas hastes cobertas por um muco pegajoso que brilha ao sol, simulando orvalho. Precisam de sol forte para produzir o "orvalho" e devem ser mantidas sempre na água (método do prato). São ótimas para capturar mosquitos pequenos.
Sarracenias (Planta Jarro): Suas folhas tubulares formam jarras que atraem insetos. Exigem o máximo de sol possível para que as jarras fiquem rígidas e bem coloridas. Também se beneficiam do método do prato com água. Muitas espécies precisam de um período de dormência no inverno.
Dioneias (Vênus Papa-moscas): A mais famosa, com suas "bocas" que se fecham. Exige luz solar intensa. **Evite fechar as armadilhas manualmente!** Cada fechamento gasta muita energia da planta. Ela só deve se fechar quando houver um inseto vivo para comer. Se fechar muitas vezes sem alimento, a folha pode morrer.
Preciso Alimentá-las?
Não, se a planta estiver em local aberto, ela irá capturar insetos sozinha. A alimentação via raízes é o que realmente mata a planta. Elas caçam apenas para complementar nutrientes.
E se a planta estiver feia?
É normal que as folhas mais antigas morram e fiquem pretas. Use uma tesoura limpa para podar estas folhas secas. Se a planta inteira estiver perdendo o vigor, verifique imediatamente a qualidade da água e a exposição solar.
Cultivamos todos os tipos de orquideas (Cattleya, Oncidium, Bulbophyllum, Catasetum, Maxillaria, Masdevallia, Phalaenopsis). Alem de plantas exoticas, mini orquídeas, micro orquídeas, cactos, suculentas, árvores e árvores frutíferas. Temos tudo para plantio, vasos de plástico, vasos de barro e vasos de parede, ganchos, etiquetas, estacas. Temos também terra, susbtratos, adubos e defensivos. NOSSO TELEFONE DE CONTATO É (19)997127492 - ESTAMOS SITUADOS À RODOVIA SP 147 KM 56,6 - JD PRIMAVERA - MOGI MIRIM / SP