Tamanho: As plantas estão em pote 24, suas folhas medem até 1 metro e possue em média 25 folhas. Semelhantes as imagens 6, 7 e 8.
A Bromélia Pendente (Acanthostachys strobilacea), também conhecida como Bromélia Abacaxi-de-Enfeite, é uma espécie epífita ou rupícola (cresce em árvores ou rochas) nativa da Mata Atlântica brasileira, presente desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. É uma bromélia de crescimento único e hábito nitidamente pendente ou escandente, o que a torna ideal para cestas suspensas, montagens em árvores ou vasos altos. Suas folhas são longas, finas e coriáceas (de textura parecida com couro), de um verde-escuro opaco, e possuem margens com espinhos finos e curvos, o que exige cuidado no manuseio. A Bromélia Pendente se destaca, principalmente, pela sua inflorescência atrativa: uma haste floral longa e fina que culmina em uma estrutura semelhante a um pequeno abacaxi, de cor laranja-avermelhada vibrante. Este "abacaxi" é formado por brácteas coloridas e pequenas flores azuis que se desenvolvem em seu interior. Após a floração, a inflorescência pode dar origem a pequenos frutos comestíveis (embora ácidos).
É uma planta extremamente rústica e resistente, adaptando-se a diversas condições de luz e sendo muito procurada para jardins tropicais e rústicos.
Como Cultivar a Bromélia Pendente (Acanthostachys strobilacea)
Substrato: O substrato deve ser leve, aerado e com excelente drenagem, imitando o ambiente em que ela cresce em árvores ou rochas. Uma mistura de casca de pinus, fibra de coco, carvão vegetal e um pouco de areia é ideal. É crucial que o substrato não retenha água em excesso.
Luminosidade: A Bromélia Pendente é versátil: tolera desde meia-sombra até sol pleno. No entanto, a luz indireta brilhante a sol pleno suave é ideal para intensificar a cor vermelho-alaranjada da sua inflorescência e manter o verde-escuro vibrante das folhas. Em sombra total, o crescimento fica fraco; no sol forte do verão, pode ser necessária a adaptação para evitar queimaduras.
Rega: As regas devem ser moderadas. Sendo uma bromélia, ela armazena água em suas folhas e é resistente à seca. Regue quando o substrato estiver quase seco, evitando o encharcamento. No inverno, reduza a frequência das regas. Diferente de muitas bromélias-tanque, esta não acumula água no centro, devendo a rega ser focada na base da planta.
Temperatura: Prefere temperaturas amenas a quentes. É tolerante a variações térmicas, mas deve ser protegida de geadas e frio intenso.
Poda: A poda é mínima. Consiste apenas na remoção de folhas secas, danificadas ou da haste floral após o fim da floração e frutificação. A planta-mãe pode começar a declinar após a floração, sendo o momento ideal para remover as mudas (filhotes) que surgem na base.
Cultivamos todos os tipos de orquideas (Cattleya, Oncidium, Bulbophyllum, Catasetum, Maxillaria, Masdevallia, Phalaenopsis). Alem de plantas exoticas, mini orquídeas, micro orquídeas, cactos, suculentas, árvores e árvores frutíferas. Temos tudo para plantio, vasos de plástico, vasos de barro e vasos de parede, ganchos, etiquetas, estacas. Temos também terra, susbtratos, adubos e defensivos. NOSSO TELEFONE DE CONTATO É (19)997127492 - ESTAMOS SITUADOS À RODOVIA SP 147 KM 56,6 - JD PRIMAVERA - MOGI MIRIM / SP